domingo, 22 de janeiro de 2012

MADEEEEEIRAAAAA!!! PLÁSTICA?

A madeira é um material que está SEMPRE presente nos projetos, seja nos móveis, pisos, revestimentos... são figurinha carimbada. Com a questão de sustentabilidade e a política de "VAMOS SALVAR O PLANETA" iria pegar mal para nós arquitetos continuar usando esse material e incentivar o desmatamento. Obviamente a madeira natural ainda é muito usada mas com o surgimento da madeira plástica esse uso vem diminuindo cada vez mais e sem deixar nada a desejar.

Fui conhecer pessoalmente esse material na Feira Construir e me surpreendi com as vantagens e a aparência, é simplesmente demais! Confiram algumas vantagens:


  • Não racha;
  • Não solta farpas;
  • É resistente à corrosão;
  • Imune a pragas;
  • Pode ser furada;
  • Pode ser serrada;
  • Pode ser aparafusada;
  • Não absorve água;
  • Isola a umidade;
  • Não mofa;
  • Não cria fungos;
  • Dispensa pintura pois vem pigmentado de fábrica;
  • Grande durabilidade;
Para quem não sabe, a madeira plástica é um misto de resíduos reciclados com polímeros e fibras naturais. Um material totalmente amigo da natureza pois além de reduzir o uso da madeira natural por ser esteticamente igual ainda recicla! Por ser totalmente reciclado esse material tem baixo custo de produção e consequentemente baixo custo pro cliente, chega a custar 60% menos do que madeira natural!

Pode ser usada para os mesmos fins da madeira natural, desde pisos, decks, revestimentos até mobiliários. Olha só essas fotos de projetos com madeira plástica:


Variações de cores! Da esquerda para a direita: Amendoim, Eucalipto, Champanhe, Massaranduba, Pau Brasil, Tabaco e Ébano.

Pisos para áreas internas


Aqui temos cachepô, deck, banquinho...


Deck de piscina


Revestimentos externos


Decks para hidro


Escada...


Mobiliários


Muito lindo esse deck, engana-se quem pensa que decks são só para piscinas e banheiras...


Pérgola


Pufes, piso, revestimento...


Viram quantas possibilidades de aplicar? E parece ser plástico?  É muito lindo não acham? Assim a gente salva o planeta com charme!

Espero que tenham gostado...

Beijos!

5 comentários:

  1. Muito criativooooo! Gostei!! :DDDD
    Beijos Brenda

    ResponderExcluir
  2. Bruninha, sempre arrazando com essas matérias muito importantes em nosso meio da Arquitetura. Já tinha ouvido falara, mas não sabia dos grandes beneficios q este material permite, além do principal a "preservação da natureza". Ainda mais, todas as imagens mostram q o acabamento, a aparência,cores e etc do material não deixam a desejar, pelo contrário, se não tivesse informado q era madeira de plástico, ia passar batido. Muito lindo! Esse é o nosso dever, somos criativos, mas devemos usar da nossa criatividade com consciência.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que estão divulgando a madeira plástica. Vejam em www.reciplast.org.
    Realmente parece madeira, mas é muito melhor.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo blog é maravilhoso ..bjs...

    http://blogtopodendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Santrade Group – Divisão Sustentabilidade. Representante da Madeira Plástica. Requinte, melhor custo beneficio e Sustentabilidade em sua casa.

    Contatos:

    MSN: santradecomex@hotmail.com
    Skype: santrade.comex
    E-mail: santrade@santrade.com.br
    Fone: +55 48 3364 6454
    Fax: +55 48 3364 6404

    ResponderExcluir