A madeira é um material que está SEMPRE presente nos projetos, seja nos móveis, pisos, revestimentos... são figurinha carimbada. Com a questão de sustentabilidade e a política de "VAMOS SALVAR O PLANETA" iria pegar mal para nós arquitetos continuar usando esse material e incentivar o desmatamento. Obviamente a madeira natural ainda é muito usada mas com o surgimento da madeira plástica esse uso vem diminuindo cada vez mais e sem deixar nada a desejar.
Fui conhecer pessoalmente esse material na Feira Construir e me surpreendi com as vantagens e a aparência, é simplesmente demais! Confiram algumas vantagens:
- Não racha;
- Não solta farpas;
- É resistente à corrosão;
- Imune a pragas;
- Pode ser furada;
- Pode ser serrada;
- Pode ser aparafusada;
- Não absorve água;
- Isola a umidade;
- Não mofa;
- Não cria fungos;
- Dispensa pintura pois vem pigmentado de fábrica;
- Grande durabilidade;
Para quem não sabe, a madeira plástica é um misto de resíduos reciclados com polímeros e fibras naturais. Um material totalmente amigo da natureza pois além de reduzir o uso da madeira natural por ser esteticamente igual ainda recicla! Por ser totalmente reciclado esse material tem baixo custo de produção e consequentemente baixo custo pro cliente, chega a custar 60% menos do que madeira natural!
Pode ser usada para os mesmos fins da madeira natural, desde pisos, decks, revestimentos até mobiliários. Olha só essas fotos de projetos com madeira plástica:
Variações de cores! Da esquerda para a direita: Amendoim, Eucalipto, Champanhe, Massaranduba, Pau Brasil, Tabaco e Ébano.
Pisos para áreas internas
Aqui temos cachepô, deck, banquinho...
Deck de piscina
Revestimentos externos
Decks para hidro
Escada...
Mobiliários
Muito lindo esse deck, engana-se quem pensa que decks são só para piscinas e banheiras...
Pérgola
Pufes, piso, revestimento...
Viram quantas possibilidades de aplicar? E parece ser plástico? É muito lindo não acham? Assim a gente salva o planeta com charme!
Espero que tenham gostado...
Beijos!